Buscar
  • Center Cardio Clínicas

A saúde do seu coração pode estar em risco e você nem imagina


Por Bruno Braga (CRM 21878), cardiologista da Center Cardio


O fato de irmãos ou pais terem problemas cardíacos é um alerta para pacientes, que devem estar atentos ao estilo de vida e manter a revisão médica em dia. A hereditariedade é um dos fatores relevantes, mas há ainda outras condições que contribuem para problemas cardíacos e que podem e devem ser controladas não só por esses pacientes com história familiar, mas por todos nós.


É essencial o controle adequado da pressão arterial. A diabetes, também é um fator de risco, por isso acompanhar a glicemia é indispensável. Manter o colesterol dentro da faixa para o risco do paciente também é muito importante.

O sedentarismo, a obesidade e os problemas psicossociais como depressão e estresse são também inimigos do coração; assim como o cigarro, que ainda atualmente é um dos mais agressivos fatores de risco das doenças cardiovasculares.


Então adotar hábitos saudáveis ajudam a prevenir e controlar o risco cardiovascular mesmo nos pacientes com história familiar positiva para tais doenças.


Para entender se há o risco de desenvolver o problema, é fundamental ir ao cardiologista, que irá avaliar o paciente e solicitar exames para estudar a sua condição clínica; além de ajudá-lo na orientação para um estilo de vida que contribua para sua saúde.

1 visualização

 Center Cardio Clínicas -  Unidade Garibaldi            Unidade Paralela 

Setor de Marcação
- Telefones: (71) 3041-3888 / (71) 3261-2911