top of page
Buscar
  • Foto do escritorCenter Cardio Clínicas

A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP DO CORAÇÃO PARA ATIVIDADES DE ALTA INTENSIDADE

Você sabia que passar por uma avaliação médica antes de começar a fazer exercícios físicos pode, literalmente, salvar sua vida?




O cardiologista é um dos médicos de referência para avaliar se você está apto a fazer exercícios físicos, inclusive aqueles de alta intensidade e também identificar se existe alguma doença ainda silenciosa, que pode vir a se manifestar durante a prática dos exercícios.

A atividade física é benéfica e segura para a maioria das pessoas, mas não é tão difícil encontrar notícias de atletas e mesmo de amadores sofrendo um mal súbito por causa da prática excessiva e sem as recomendações adequadas. A principal causa de morte súbita entre atletas, por exemplo, é miocardiopatia hipertrófica, uma doença genética, que altera a estrutura do coração e pode levar a morte súbita por dificuldade de bombeamento do sangue ou arritmias malignas durante esforços físicos e é identificada pelo ecocardiograma, um exame cardiológico de fácil acesso e que faz parte da avaliação geral de todos os pacientes, antes da liberação para a pratica de exercícios.

Realizar o seu check up cardiológico antes de treinar e repeti-lo conforme a orientação do seu cardiologista, é o primeiro passo para reduzir os riscos de eventos cardiovasculares desfavoráveis durante as suas atividades.

Os principais exames solicitados para uma avaliação geral são Teste de esforço (o conhecido teste da esteira) e o ecocardiograma, bem como uma avaliação metabólica com exames de sangue. As informações que são obtidas nesta análise serão determinantes para indicar a frequência e a intensidade dos exercícios mais adequados para o seu momento de vida.

É importante lembrar que mesmo após a liberação para realizar os exercícios, é necessário estar atento. Caso ao longo da sua pratica diária comece a apresentar falta de ar, dor no peito, tontura, palpitação ou desmaio, ou apresente algum quadro geral de infecção, por exemplo, dê uma pausa nos treinos, retorne ao seu cardiologista ou a um clinico geral, para uma nova avaliação. O nosso organismo muda bastante ao longo do tempo e varia conforme expomos ele a diferentes situações, daí a necessidade de acompanhamentos regulares, periódicos e cuidado diário com o seu corpo, sempre junto a um especialista em saúde para lhe auxiliar.

Agende agora sua consulta com a nossa equipe e comece suas atividades neste 2020 com segurança.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page