top of page
Buscar
  • Foto do escritorCenter Cardio Clínicas

Estamos vivenciando um momento ímpar nas nossas vidas com a atual Pandemia pelo Coronavírus

Estamos vivenciando um momento ímpar nas nossas vidas com a atual Pandemia pelo Coronavírus e a principal medida necessária neste momento é o Isolamento Social. Restringir ao máximo a saídas de casa é uma realidade em muitos países atualmente e também para nós na cidade de Salvador. Para lidar com esta realidade difícil, cuidar da saúde mental se faz também imperativa. Podemos buscar alternativas neste momento de amenizar os sintomas de ansiedade que podem surgir ou piorar neste período, tentando encontrar o equilíbrio, mesmo em tempos de tantas incertezas.


Evite ver e absorver excesso de informações!


O excesso de informações é o principal fator para gerar ou exacerbar a ansiedade. Por conta da globalização, conseguimos carregar em tempo real a situação detalhada de cada canto do mundo e este bombardeio de informações gera uma ansiedade muito grande e um medo excessivo diante de tantas incertezas acerca do que ainda estar por vir. Estar bem informado é diferente de se esbaldar de fake News e ficar obcecado por saber quantos novos doentes surgiram nas últimas 24 horas e qual país está na frente com o maior número de mortos pela COVID-19. Não fique o dia todo assistindo os noticiários, filtre a qualidade e a quantidade das informações que chegam pelas redes sociais, priorize partilhar mensagens positivas.


Tente estabelecer uma rotina!


Se tem condições de trabalhar em casa, estabeleça uma horário para acordar, dedique o tempo que estaria se deslocando para o trabalho para ter um bom café da manhã, vista uma roupa confortável e crie um ambiente agradável para realizar as suas atividades. Não caia na armadilha de fazer do seu home office uma alternativa de trabalhar mais horas do que habitualmente trabalhava. É importante aprender a encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal nestes momentos.

Praticar exercícios em casa é possível. Escolha a sua modalidade!


Desde de alongamento até circuitos funcionais são possíveis de serem feitos dentro de casa, basta você escolher qual dos móveis tirar do lugar para criar um espaço na sala e o que seu corpo está pedindo neste momento. Diversos aplicativos e serviços on line estão disponíveis gratuitamente para você exercitar o seu corpo. A liberação de serotonina e de energia neste momento, pode lhe ajudar a aliviar as tensões acumuladas com o trabalho em casa ou com a carga pesada o Isolamento já carrega consigo.


Resgate coisas que você possa fazer em casa que lhe tragam prazer!


Se pergunte o que você gostaria de ter feito nos últimos meses que não teve tempo para fazer: ler um livro que um amigo tinha recomendado, ouvir músicas e assistir filmes que estava querendo há um bom tempo, montar um quebra cabeça, treinar algumas músicas no violão... Arrumar armários, se desapegar de roupas, sapatos e bolsas que não usa e não tem previsão de usar, desengavetar excesso de papeis guardados sem necessidade, também podem fazer você se distrair. Ambientes organizados e limpos trazem bem estar e ajudam na busca do equilíbrio entre corpo e mente saudáveis.


Use a tecnologia a seu favor: conecte-se com quem você não pode ter ao lado neste momento!


A tecnologia nos ajuda muito em períodos de Isolamento Social porque podemos estreitar laços com pessoas queridas ligando para nossos parentes que podem estar sozinhos em casa, via Skype (Para baixar: www.skype.com) ou pelo Whattsapp, para aquele amigo que mora em outro país e que provavelmente está em isolamento também ou marcando vídeos chamadas compartilhadas com o pessoal da família para lembrar bons momentos que tiveram juntos no último Natal, por exemplo.

As incertezas e o isolamento tem a capacidade de aflorar sentimentos de abandono e rejeição, então é importante se manter conectado às pessoas que te fazem bem, que lhe distraiam e ajudem a fazer o tempo passar.


Tenha certeza: você não está sozinho nessa!


Por mais que o Isolamento Social nos distancie de uma rotina de contatos pessoais e traga sensações de solidão e abandono, é preciso trabalhar a ideia de que muitas pessoas estão também enfrentando a mesma realidade neste momento e que vamos todos passar juntos por essa fase.


Durante esta pandemia pelo Coronavírus, procure cultivar pensamentos positivos, pratique respirar fundo em momentos de maior ansiedade, converse com as pessoas que lhe tragam segurança, desabafe sempre que precisar, não se apegue ao medo ou aos pensamentos negativos. Abrace a causa de cuidar da sua saúde mental porque todos vamos enfrentar e vencer todas as batalhas diariamente.


Psicólogos podem estar acessíveis neste momento, sem que você precise sair de casa!

Além de alguns terapeutas e psicólogos já terem migrado suas assistências para alternativas não presenciais, outros serviços foram criados para simplesmente dar um apoio psicológico neste períodos de Isolamento Social. Este auxílio psicológico é um grande aliado em diversos momentos das nossas vidas e agora não seria diferente: pode nos ajudar a lidar com o medo e com o pânico excessivo e nos guiar na busca do equilíbrio da saúde mental.


Indicamos aqui o projeto Acolhimento Psicológico – linhas telefônicas disponibilizadas por psicólogos voluntários da Bahia para aquelas pessoas confinadas que possam estar se sentindo angustiadas, ansiosas e que desejem conversar com alguém neste momento tão delicado.


Confira abaixo o link de acesso das redes sociais e os telefones de contatos com respectivos horários de atendimento



A Center Cardio estará sempre à sua disposição. Estamos juntos nesta luta.


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page