top of page
Buscar
  • Foto do escritorCenter Cardio Clínicas

Varizes: quem faz parte do grupo de risco? O que fazer para evitar?


Por Daniel Vianna (CRM 25216), angiologista da Center Cardio.


Mais que preocupação estética, as varizes podem sinalizar motivos de alerta para o cuidado com a saúde, sobretudo do sistema circulatório. As varizes consistem em veias dilatadas de coloração vermelha ou azul que são facilmente percebidas através da pele, principalmente nas pernas. Tais veias podem provocar dores, desconfortos e até mesmo problemas mais graves como a doença venosa crônica.


As veias são responsáveis por impulsionar o sangue ao coração e quando suas válvulas não funcionam adequadamente, o sangue acumula-se e provoca sua dilatação. O surgimento de varizes é motivo de uma consulta a um médico angiologista para avaliar a situação e impedir o avanço e o comprometimento do sistema circulatório.


Há várias formas de tratamento para varizes que abrangem desde medidas de autocuidado a procedimentos para fechar ou remover as veias. É importante considerar os fatores de risco para o surgimento de varizes que vai desde a predisposição familiar, até mal hábitos como ficar muito tempo sentado ou de pé.


As varizes são mais comuns em mulheres, sobretudo a partir dos 40 anos, também é fator de risco o excesso de peso ou obesidade. O sedentarismo, a má alimentação, lesões nos membros, desequilíbrios hormonais e altos níveis de estresse também propiciam a formação de varizes.


Adolescentes no período da puberdade, mulheres grávidas, mulheres que usam pílulas anticoncepcionais e mulheres passando pela menopausa, bem como pessoas com pele muito branca e alto nível de exposição solar também estão no grupo de risco.


Entre os sintomas que merecem atenção e indicam ser necessário procurar um médico estão dores nas pernas, inchaço, vermelhidão ou aparecimento de manchas nos membros inferiores.


Os angiologistas recomendam algumas dicas que podem prevenir e evitar o aparecimento de varizes como a prática de atividades físicas leves no dia a dia, o uso de meias elásticas, a manutenção do peso, a mudança de posição para melhorar a circulação sanguínea no corpo, além de evitar fumar e o uso de pílulas anticoncepcionais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page